A Exdil

Nossa História

 

Em 1948, o fundador desta empresa Sr. Ascânio Gontijo, trabalhava como cobrador de ônibus da Empresa Cruzeiro do Sul. 

Em 1950, o Sr. Ascânio tirou carteira “D” e trabalhou nesta mesma empresa como motorista e cobrador, fazendo a linha Belo Horizonte/Divinópolis, durante 9 anos.

Em 1959, teve a oportunidade de comprar o ônibus de seu irmão, que fazia a linha da CEMIG e Centro/Gafanhoto, onde levava as crianças do Icaraí para escola no Gafanhoto, neste ônibus levava também leite e pescadores para o rio, próximo ao Gafanhoto.

Sr. Ascânio ficou trabalhando nesta linha até inaugurarem a empresa Ferroeste e Siderurgia Gafanhoto (Delta), onde pôde aumentar mais um horário. Neste horário, reservava os bancos para os funcionários das empresas e os que sobravam cobrava passagem, sendo ele que fazia o serviço de motorista e cobrador.

 

 

Nesta época o nome da empresa era ASCÂNIO GONTIJO e no para-choque estava escrito: “É muito difícil entender as mulheres”!

Com o crescimento do bairro Icaraí, surgiu a necessidade da compra de mais um ônibus e a contratação de mais um motorista e um cobrador.

Em 1974, o nome da empresa mudou para EXPRESSO DIVINOPOLITANO LTDA, nesta época já havia mais funcionários, que foram contratados após a compra da linha de São Gonçalo do Pará e o aumento de linhas e ônibus.

 

Hoje a EXDIL é uma empresa familiar, pois com o tempo, seus filhos foram ocupando cargos na empresa. Com isto surgiu também a ASCANIO TURISMO, que era administrada por sua esposa e hoje por sua filha.

Em 1997, com a implantação da Qualidade Total na empresa, muitas mudanças ocorreram para melhor, conquistamos maior satisfação dos clientes e maior organização de toda a empresa. Uma das mudanças foi o nome da empresa para EXDIL e toda pintura dos ônibus, que além de levar o novo nome da empresa leva também o símbolo da cidade, a pomba do Divino Espírito Santo.

 

Em 2001, a EXDIL adquiriu mais uma empresa de transporte, que se dedicava ao fretamento de seus ônibus para firmas e turismo, aumentando assim a sua frota, seus funcionários e seu mercado na cidade vizinha de Itaúna.

 

Outra mudança ocorrida em 2001, foi a mudança do escritório da EXDIL – que funcionava no centro da cidade, para à garagem - melhorando suas instalações, o visual da empresa e o trabalho administrativo interno.

 

Em 2006 a empresa teve uma nova mudança, pois incorporou ao seu grupo a parte urbana da empresa Samaritana, assim houve um aumento no número de funcionários, da frota e das linhas que a Exdil possuía. No ano de 2009 a EXDIL conquistou mais espaço para a prestação de seus serviços. Conseguiu a liberação para o transporte de pessoas na região de Salinas, norte de Minas Gerais, crescendo assim seus horizontes no estado.

 

Ainda no mesmo ano, as empresas EXDIL e ASCANIO TURISMO decidiram-se profissionalizarem ainda mais e buscaram praticar ações para o reconhecimento internacional de qualidade na prestação de seus serviços e em sua preocupação em reduzir os impactos de suas atividades ao meio ambiente através dos certificados ISO 9001 e 14001.

 

No ano de 2010 a empresa deu outro grande passo em Itaúna. Mudou-se para uma nova garagem, sua sede própria. Esta é um espaço maior e melhor do que o que vínhamos trabalhando, pois possui uma infraestrutura maior (5.000 m2) além de trazer melhores acomodações e condições de trabalho para nossos funcionários.

 

Hoje as empresas EXDIL e ASCANIO TURISMO são dirigidas por um conselho administrativo que conta com a ajuda de seus colaboradores para conquistar suas políticas.

Manutenção Exdil

                                        

        

A segurança dos passageiros é um dos pontos mais valorizados pela EXDIL e Ascanio Turismo. Para isso, os ônibus das empresas são constantemente verificados através das manutenções preventiva, preditiva e corretiva.

 

A manutenção preventiva faz um controle de quilometragem e verifica pontos principais para evitar que o veículo apresente problemas no futuro. A manutenção preditiva confere os itens de segurança e de conforto do passageiro, para identificar possíveis falhas e consertá-las a tempo. Já a manutenção corretiva, age diretamente onde o veículo apresenta algum problema que venha comprometer a qualidade do serviço prestado. O veículo só volta às ruas após ter passado por todos os reparos necessários.

 

A higienização dos veículos é feita diariamente em lavadores adaptados dentro das normas do Meio Ambiente.

 

O processo de abastecimento também é feito nos padrões exigidos para não causar danos ao veículo.

Treinamentos

       

 

A EXDIL e Ascanio Turismo são empresas que visam qualidade do funcionário, assegurando assim a qualidade dos seus serviços. Por isso, todos os colaboradores são bem próximos à diretoria das empresas, com uma interação constante e saudável.

 

Com esta filosofia, as ações do setor de Recursos Humanos ressaltam a importância dos funcionários através de treinamentos e incentivos específicos. São os funcionários que diferenciam as empresas no mercado de trabalho.

 

Desta forma buscamos cada vez mais o desenvolvimento dessas pessoas para alcançarmos a excelência de nossos serviços.

 

Hoje a Exdil e Ascanio Turismo investem em seus funcionários mais de 900 horas por ano em treinamentos.

 

Os objetivos variam desde o crescimento humano, conscientização e informação, até a busca do desenvolvimento profissional de cada funcionário.